COMO ENCONTRAR A PESSOA CERTA PRA MIM?


Apesar de 44% da população brasileira ser solteira, de fato, não está nada fácil encontrar um bom namorado. E os homens também relatam que, "mulher para casar", hoje em dia, está difícil. Diante da árdua tarefa, há quem acredite que a solução é rezar, rezar e rezar… Esperar em Deus, e só. Não recrimino essa prática, de jeito nenhum. Afinal, é bíblico “pedi e recebereis, batei e abrir-se-vos-á” (cf. Mt 7,7). Porém, será que a oração sem atitude é o bastante?

Há também as solteiras à espera do homem perfeito e os solteiros à espera da mulher “padrão novela”, e deixam passar boas oportunidades de relacionamento com quem está próximo – que não é perfeito é humano, mas pode ser um bom companheiro. “Ah, não, ele é muito alto!”; “Ela é muito baixinha!”; “Ele não pensa do jeitinho que eu penso”; “Ela tem muitos problemas”; “Ela não faz o meu tipo”.

Pré-requisitos como esses limitam a sua escolha a aspectos que não necessariamente definem a pessoa como a pessoa certa para você. Quem é que disse que para ser um bom namorado, noivo, marido, isso depende da aparência, cor de pele, idade, tipo de cabelo etc.? Isso são estereótipos que só revelam quão preconceituosos nós somos. Santa paciência!

Na Canção Nova, nós temos visto rapazes que conquistaram o coração de moças que, se fossem pelos olhos humanos jamais se concretizaria a união, mas porque olharam com os olhos de Deus encontraram a auxiliar correspondente, providenciada pelo próprio Deus. Transcrevemos um trecho da carta que os namorados Paulo e Noeli escreveram para a nossa comunidade: "se eu fosse escolher uma pessoa, não seria a Noeli, pois eu nem a conhecia direito, ela não tem a aparência física que eu idealizei... porém, uma coisa não posso negar: foi pura ação de Deus em nos unir...precisou de um passo e da aceitação de cada um para que o Plano de Deus se realizasse. Depois de pouco tempo de namoro, confesso: que a Noeli é a minha auxiliar correspondente, como diz no livro de Gênesis".

Não existe a pessoa ideal e sim a pessoa certa. E a pessoa certa pode não se encaixar nos meus padrões, porém ela terá qualidades que são imprescindíveis para se viver um namoro santo e, futuramente, um casamento feliz.

É preciso observar bem se ele ou ela não perde a calma diante de situações complicadas; como reage quando está nervoso (a), contrariado (a), irritado (a); como fica o seu humor; como ele (a) te trata nestas situações; ele (a) sabe reconhecer seus erros? Como reage às suas fraquezas? Como reage às pressões da vida? O que ele (a) pensa a respeito de Deus? A beleza exterior dele (a) me ajudará a vencer minhas dificuldades, a crescer espiritualmente, a passar pelas provações?

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não tem inveja. O amor não é orgulhoso. Não é arrogante. Nem escandaloso. Não busca seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”. Se realmente cremos nisso, precisamos rever nossos conceitos e nossos critérios de escolha porque aparência física, posição social, etc. não poderão nos garantir a vivência desse sentimento especial e verdadeiro.

É muito importante fazer sua escolha em Deus, pois Ele sabe o que é melhor para você. Mas o seu escolhido não irá bater à sua porta. Reze, sim, mas também olhe para os lados, se abra às pessoas que considera confiáveis e se dê a oportunidade de quebrar estereótipos e viver um relacionamento com alguém que tem potencial para fazê-lo feliz, alguém que cuide de você.

Mariella Silva de Oliveira
Fonte: www.cancaonova.com

Disponibilizado por: Fernanda - Postulante Mater Crucis

0 Responses